Quer pesquisar?

12 junho 2010

Classe Contábil contabiliza uma grande perda, a morte de um cientista, um ícone da Contabilidade.

lopes de sá
 
Recebi  com  grande tristeza a notícia do falecimento do Prof. Dr. ANTÔNIO LOPES DE SÁ ocorrida no dia 7 de junho, em torno das 23 horas em Belo Horizonte-MG (sua cidade natal), em decorrência de aneurisma cerebral.
Esta não foi a postagem que pretendia fazer neste  Blog de Pericia Contábil MS,  muito menos na hora do cafezinho. Nunca tive a honra de conhecer pessoalmente o nobre Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, porém, seus ensinamentos foram  de fundamental importância para minha formação. E como uma leitora  que busca sempre ampliar conhecimentos através das obras de um grande mestre para   aplicação no   trabalho, sinto na obrigação de prestar aqui uma   homenagem ao maior pesquisador das Ciências Contábeis do Brasil.
Prof.ANTÔNIO LOPES DE SÁ, Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres , Inglaterra (1999).Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro ( 1964). Administrador, Contador e Economista.
Prof.Lopes de Sá, como era chamado,  foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, detentor de várias honrarias e prêmios nacionais e internacionais, recebeu, em 1988, a maior honraria da classe, a Medalha Mérito Contábil João Lyra.  
Foi pioneiro no Brasil da literatura sobre auditoria, normas contábeis, leasing, teoria geral do conhecimento contábil e filosofia da contabilidade.
A perda não é apenas da família Lopes de Sá, mas de toda(o):
a) comunidade contábil brasileira que perde o seu maior escritor, maior em todos os aspectos, são mais 157 livros (muitos em várias edições) e artigos incontáveis.
b) o Brasil perde com o intelectual, um filósofo  e historiador respeitado.
c) as Minas Gerais perde um precioso diamante da inteligência mineira. 
d) a Contabilidade é debitada de um dos seus mais fecundos cientistas.
e) Os fóruns contábeis,congressos, seminários nacionais e  internacionais perdem o brilho de um tão aplaudido, quanto querido, mestre.
Na escassa literatura mundial sobre o importante área da Perícia Contábil como não podia faltar, o professor  também deixou as suas contribuições como  o Livro de Perícia Contrábil – obra esta relevante e preciosa para os universitários da disciplina de Perícia Contábil do curso de  Ciências Contábeis quanto para os profissionais que laboram no dia a dia da Produção de Provas e Opiniões sobre Assuntos Contábeis.  Além dos outros livros e artigos que falam da matéria de pericia contábil, como por exemplo, sobre a importância da formulação dos quesitos citada em seu livro, Fundamentos da Contabilidade Geral(2008), Juruá editora, páginas 215/217.
Prof. Lopes de Sá era um ferrenho crítico da adoção das chamadas normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês). Recentemente, ele escreveu "Normas internacionais e fraudes em contabilidade" (Juruá Editora), considerado o primeiro livro contrário à convergência contábil global publicado no Brasil.
"As denominadas 'Normas Internacionais de Contabilidade' carecem de metodologia científica, situando a matéria no campo do casuísmo", afirma em um de seus escritos divulgados em seu site ( www.lopesdesa.com.br ). Como sempre ele estava adiante de seu tempo.
Como o Presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro disse: “Na centena de livros e milhares de artigos publicados; nos trabalhos impregnados pela marca do seu gênio; deixa-nos o pranteado líder e criador de doutrinas um patrimônio de valor inestimável; para ser explorado e levado a crédito das futuras gerações de profissionais da Contabilidade. Contabilidade que ele tanto amou!”


Realmente, foi uma grande perda para todos nós da classe contábil. Enfim, a Contabilidade Brasileira perdeu um dos maiores ícones da contabilidade!!!
Fonte: Site do CFC – Notícias
homepage: lopesdesa.com.br
 


Nenhum comentário:

Livros - sugestão de leitura:

JC

$

Como Ganhar Dinheiro na Internet

Buscape - pesquise ofertas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postagens anteriores em destaque

Oportunidades - Vagas:

BlogBlogs.Com.Br