Quer pesquisar?

11 maio 2010

Um destino ecológico para os monitores e outros apetrechos eletrônicos.

image
Hoje, finalmente ficamos livres dos monitores e cpu’s  de forma ecológica.  Entregamos a um sucateiro  que opera na reciclagem desses materiais. Eles desmontam os equipamentos,  retiram os metais e separam os plásticos e demais objetos e enviam para industria de reciclagem.  

Materiais lucrativos que podem ser reciclados do lixo:
Enquanto estava com os  equipamentos entulhando as prateleiras,  andei navegando e pesquisando  na internet sobre esses materiais e  suas composições. Descobri que existem metais preciosos nesses equipamentos , tais como:
Ouro, a prata e o paládio, além disso os computadores contêm: cobre, estanho, gálio, índio e mais um a família inteira de metais únicos e indispensáveis e, portanto, de altíssimo valor.
O índio é um subproduto da mineração do zinco, por exemplo, é essencial na fabricação dos monitores de tela plana, ou LCD, e de telefones celulares. Ele está presente em mais de 1 bilhão de equipamentos fabricados todos os anos.
Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não é possível simplesmente produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.
Graças a isso, alguns esforços de reciclagem do índio já estão sendo feitos na Bélgica, no Japão e nos Estados Unidos, com excelentes resultados. O Japão já consegue retirar metade de suas necessidades anuais do elemento a partir da reciclagem.
E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários à indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou. Embora o preço do bismuto, utilizado em soldas sem chumbo, tenha apenas dobrado nos últimos dois anos, o preço do rutênio, utilizado em resistores e em discos rígidos, foi multiplicado por sete.
Os materiais reciclaveis  abaixo estão presentes:
Cobre: o cobre é um dos materiais mais caros. Este material esta presente em fios, no motor de ventiladores, entre outros materiais eletrônicos.
Metal: o metal esta presente em torneiras, misturadores, bidês. Muitas pessoas trocam suas torneiras e jogam fora este material sem se dar conta o seu valor;
Papel: seu valor por quilo é muito baixo, mas é um dos materiais que mais jogamos fora. Está em caixas, jornais, revistas e produz uma grande quantidade por mês.
Plástico: no mundo de hoje o consumo de refrigerantes, águas, óleos em garrafas pet é grande.
Ferro, sucata: é praticamente tudo. Gera receita suficiente mesmo sendo seu valor tão baixo;
Vidro: também é bastante produzido, desde de garrafas de cerveja a garrafas de vinho;
Alumínio: é o xodó da reciclagem. O Brasil é um dos países que mais reciclam este material no mundo. Seu valor é baseado no dólar.
Matérias interessantes:
PC consome 1.800 quilos de materiais

Fabricação de cada computador consome 1.800 quilos de materiais
Você sabe quanto pesa o seu computador? Embora possa não ter o dado preciso, você poderia fazer uma boa estimava, com uma grande possibilidade de não errar muito. Mas e quanto pesa todo o material gasto no processo produtivo que transformou todas as matérias-primas, até fazê-las tomar a forma de computador?
O dado é impressionante e acaba de ser divulgado pela Universidade das Nações Unidas. Em um estudo coordenado pelo professor Ruediger Kuehr, os pesquisadores descobriram que nada menos de 1,8 tonelada de materiais dos mais diversos tipos são utilizados para se construir um único computador.
O cálculo foi feito tomando-se como base um computador de mesa com um monitor CRT de 17 polegadas: São, por exemplo:
240 quilos de combustíveis fósseis,
22 quilos de produtos químicos e - talvez o dado mais impressionante -
1.500 quilos de água. O problema é que a fabricação dos chips consome uma enormidade quantidade de água. Cada etapa da produção de um circuito integrado, da pastilha de silício até o microprocessador propriamente dito, exige lavagens seguidas em água extremamente pura. Que não sai assim tão pura do processo, obviamente.  Logo o processo de fabricação de um computador consome mais de 10 vezes o seu próprio peso.
Reciclagem de Computares - e-lixo - Sucata eletrônica
Projeto StEP
Para ajudar a organizar esforços mundiais no sentido de se viabilizar a reciclagem de produtos eletrônicos em larga escala e em nível mundial, as Nações Unidas lançaram o programa StEP ("Solving the E-Waste Problem") - resolvendo o problema do e-lixo (lixo eletrônico).
O projeto StEP já conta com o apoio das maiores empresas fabricantes de equipamentos de informática e telecomunicações do mundo. Esse esforço conjunto almeja criar padrões mundiais de processos de reciclagem de sucata eletrônica, aumentar a vida útil dos produtos eletrônicos e desenvolver mercados para sua reutilização.
As Nações Unidos pretendem ainda dar aos países elementos que permitam a harmonização das legislações nacionais quanto ao tratamento das sucatas eletrônicas e a coordenação de esforços públicos e privados no sentido de re-transformar o lixo eletrônico em riqueza.
Lixo digital cria novo ramo para negócios
Lixo Digital do BrasilO crescente volume de lixo digital, como celulares, computadores e televisores descartados pelos consumidores, está movimentando um novo negócio no Brasil. São fábricas que desconstroem equipamentos para recolocar as matérias primas no processo industrial, a chamada manufatura reversa. O segmento começa a ser visto como promissor. Pode  ser ainda incipiente, não existem estatísticas precisas sobre o quanto essa indústria movimenta. Mas ela difere dos sucateiros de fundo de quintal, que desmontam equipamentos para retirar apenas os metais preciosos, como ouro e prata, presentes nas placas de computadores.
Celular:
Celular é um aparelho eletrônico que as pessoas  trocam com muitas frequência e normalmente não sabem o que fazer com seus equipamentos velhos. Muitas vezes o valor para revenda do aparelho é muito baixo ou simplesmente não existe valor comercial. As pessoas terminam guardando aparelhos de celular e baterias de celular no armário por anos e anos.
Poucos sabem que existe uma forma de reciclar celular e bateria de celular.
A CLARO aceita celulares e baterias para serem recicladas em qualquer uma de suas lojas ou agências autorizadas. Não importa o tipo de aparelho. O mesmo acontece com a TIM e a VIVO que também aceitam o recebimento destes materiais em suas lojas.
Para cada 1 kg de celular para reciclagem é possível reciclar 650 g de metal e 250 kg de plástico.
 
Uma curiosidade:
Lixo digital Voce sabia que: para fazer as medalhas que serão entregues aos campeões dos Jogos Olímpicos de Inverno 2010, o comitê dos jogos de Vancouver (VANOC) extraiu ouro, prata e cobre do lixo eletrônico, a forma de lixo que mais cresce entre os resíduos sólidos. De acordo com os organizadores, esta iniciativa ocorreu para cumprir um dos três pilares Olímpicos, o da sustentabilidade.
fonte: Curiosidade setor de reciclagem

Nenhum comentário:

Livros - sugestão de leitura:

JC

$

Como Ganhar Dinheiro na Internet

Buscape - pesquise ofertas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postagens anteriores em destaque

Oportunidades - Vagas:

BlogBlogs.Com.Br