Quer pesquisar?

20 abril 2010

Onde posso jogar os meus monitores velhos com consciência ecológica?

image Em uma prateleira,  tenho quatro monitores de vídeo estragados, dois gabinetes de cpu com algumas peças, duas impressora, mouses e outros aparelhos estragados. Ou seja tenho uma prateleira cheia  de lixo eletrônico e que já está lotada e não sei como desfazer deles. Fui colocando lá.   Agora preciso do lugar para ocupa-lo com coisas úteis e necessárias, e preciso jogar no lixo, mas não sei onde.

O que é Lixo eletrônico? - O lixo eletrônico são materiais de equipamentos tecnológicos obsoletos.
Preocupada  com meio ambiente,  sei que o lugar de aparelho velho não é no lixo comum.  Moro em Campo Grande-MS  e já perguntei para várias pessoas e ninguém soube me dizer. Muitos me dizem para jogar na minha lixeira e aí acabaria o meu problema. E a minha consciência ecológica onde fica? Para onde esse lixo estará indo, no aterro sanitário?
Onde posso jogar o meu lixo eletrônico? Ou onde posso jogar o meu aparelho antigo aqui em Campo Grande MS?
Considero  o nosso meio ambiente muito importante para nossa vida, procuro não jogar no lixo comum tais equipamentos.  Aparelhos antigos como computadores, celulares, televisores, DVDs, monitores, etc... nunca devem ser jogados no lixo comum. Pois os componentes desses equipamentos contêm metais que podem contaminar o solo e chegar a aquíferos e rios. E contaminar o nosso aquífero guarani seria o idiotice, precisamos preservá-lo.
Além disso, pessoas que manejam o lixo podem sofrer acidentes graves se forem expostas aos químicos presentes nos aparelhos.
E revender o equipamento quebrado para lojas de informática, empresas de reciclagem desconhecidas ou até mesmo ferros-velhos não são opções ambientalmente seguras. Existe o risco de a empresa reciclar apenas as peças úteis e jogar as partes que não dão lucro no lixo comum.
Como dizem nas reportagens e órgãos ambientais, o Brasil é o mercado emergente que produz o maior volume de lixo eletrônico por pessoa a cada ano. Esse alerta é da Organização das Nações Unidas (ONU), que lançou seu  relatório sobre o tema, e muito comentado na mídia,  inclusive aqui internet.
Dados do relatório da ONU dizem que o Brasil é uma das nações emergentes que mais tem carcaças de geladeiras abandonadas a cada ano por pessoa, sendo que os celulares vêm logo atrás, seguidos por aparelhos de TVs, impressoras e computadores.
O estudo foi realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), após a constatação de que o crescimento econômico dos países emergentes estava ligado diretamente a um maior consumo doméstico desses produtos.
O alerta emitido pela Organização, é a de que os países emergentes têm muito mais a perder, do que os países ricos, porque não havendo espaço próprio para o descarte desse lixo, eles serão deixados em mananciais de água potáveis, florestas e matas nativas que ainda existentes nesses países, comprometendo dessa forma, o meio-ambiente.
Os dados contidos no relatório da ONU mostram que a cada ano o Brasil descarta 96,8 mil toneladas de computadores, sendo que esse número é inferior apenas ao da China, que joga fora cerca de 300 mil toneladas de computadores.
A cada ano, o brasileiro descarta o equivalente a 0,5 kg de lixo eletrônico, enquanto que na China, cuja população é bem maior, o descarte é de 0, 23 quilos. Na índia o descarte de cada um é de 0,1 quilos.
O estudo ainda advertiu que o Brasil não tem estratégia para lidar com o fenômeno e que o tema sequer é prioridade para a indústria. O país é também a nação emergente que mais toneladas de geladeiras abandona a cada ano por pessoa e um dos líderes em descarte de celulares, TVs e impressoras.
Por ano, o Brasil abandona 96,8 mil toneladas de computadores. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Mas, per capita, o Brasil é o líder. Por ano, cada brasileiro joga fora o equivalente a 0,5 quilo desse lixo eletrônico. Na China, com uma população bem maior, a taxa per capita é de 0,23 quilo, contra 0,1 quilo na Índia.
-Pelo visto o meu problema, não é isolado.   É um problema crescente no mundo….
Por isso, deixo a aqui a minha pergunta: Onde posso jogar o meu lixo eletrônico? Ou melhor  onde posso jogar o meu aparelho antigo aqui em Campo Grande MS de forma que não forma comprometa o nosso meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Livros - sugestão de leitura:

JC

$

Como Ganhar Dinheiro na Internet

Buscape - pesquise ofertas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postagens anteriores em destaque

Oportunidades - Vagas:

BlogBlogs.Com.Br