Quer pesquisar?

29 abril 2011

Microempreendedor Individual, MEI, você pode não estar isento de entregar Declaração de IRPF 2011.

Microempreendedor Individual,  MEI, apesar de você estar isento de recolher imposto sobre o  ganho(lucro) líquido do seu negócio e não ser tributável no Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, você pode não estar  isento de prestar contas ao leão, ou seja pode estar obrigado  a apresentar a declaração anual de ajuste de IRPF2011. E o prazo de entrega dessa declaração do IR termina hoje, nesta sexta-feira, dia 29 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. Não deixe isso acontecer!!   



Atenção: A Pessoa Física microempreendedora fica dispensada de apresentar a Declaração de Ajuste Anual se não se enquadrar nas regras do leão  para quem está obrigado a declarar a IRPF2011. Está isento dessa obrigatoriedade  também caso já conste como dependente na declaração apresentada por outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, caso os possua.
E não esqueça da DASN-SIMEI que deve ser entregue em maio/2011:
A entrega de DASN - O que é DASN? É a DECLARAÇÃO ANUAL DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL. A DO ANO-CALENDÁRIO 2011. Foi prorrogado para 31 de maio, o prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).
E para  você que é microempreendedor da área de comércio, tem  mais uma  declaração para entregar:  
  •    entregar a declaração estadual,  a GIA Anual do MEI  do ano de 2010 que também deve ser entregue nesta sexta feira, dia 29 de abril de 2011  (SEFAZ MS). Em alguns Estados a multa desta declaração não é cobrada pela Fazenda Estadual, apesar de prevista na legislação quando apresentada de forma expontanea pelo contribuinte. Mas isso não significa que o MEI não possa ser intimado a prestar contas ao fisco estadual, quando isso ocorre a multa é aplicada. E cair na malha do fisco não é  muito bom para qualquer contribuinte, por isso é melhor declarar e manter a sua Inscrição Estadual regular.  A GIA Anual do MEI pode ser apresentada diretamente pelo sítio do seu estado. Aqui no MS deve ser apresentada no site da  SEFAZ/MS,  http://www.sefaz.ms.gov.br/
Muito complicado!!. Procure um profissional especialista, um Contador. E isso fica fácil de resolver.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu fiz minha declaração ao dans, mas errei no valor, coloquei 25mil, mas na verdade era 19.858,00
como faço pra me ratificar isso..

Valdenice Correa disse...

A DASN 2011 podia ser retificada, bastando para isso respondendo a pergunta se DASN era original ou retificadora. Quanto a DASN 2012 ainda não analisei. Dê uma examinada também nas orientações dos manuais que podem ser encontrados nesta página:http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/sobre/....

Livros - sugestão de leitura:

JC

$

Como Ganhar Dinheiro na Internet

Buscape - pesquise ofertas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postagens anteriores em destaque

Oportunidades - Vagas:

BlogBlogs.Com.Br