Quer pesquisar?

23 maio 2009

Macetes e Dicas que permitem obter resultados mais precisos para pesquisa na internet

Na hora do nosso cafezinho, surgiu entre os assuntos sobre a quantidade de horas gastas com pesquisas, sendo que esse número de horas aumenta com a internet em razão dos resultados de buscas irrelevantes sobre o assunto pesquisado, se não forem em sites específicos ou pesquisas direcionadas.
Como peritos somos eternos pesquisadores, as nossas fontes de pesquisas, além do processo objeto da perícia, são: os livros, jornais, revistas e a internet.

Foi lembrado das dicas e macetes que o jornalista Rafael Capanema da Folha de São Paulo escreveu no dia 20/05/2009 na F5 de Informática. Resolvi deixar registrado neste blog para partilhar com alguns internautas que como eu desconheciam e/ou desconhecem tais macetes:
"Aproveite melhor os recursos do Google.
Fazer uma busca no Google é fácil, mas, com algumas dicas, é possível obter resultados mais precisos.

Veja, abaixo, uma série de macetes:

Aspas
Para buscar uma frase exata, use aspas. Assim, os resultados terão a expressão que você procura com as palavras na mesma ordem em que você as digitou.
Uma pesquisa por "Nossa Senhora Aparecida", entre aspas, retorna resultados mais precisos do que a busca sem esses sinais gráficos.
ExclusãoUse o hífen antes de um termo para excluí-lo dos resultados da pesquisa.
Se você quer encontrar referências a Pelé que não contenham a palavra Santos, por exemplo, basta procurar por Pelé -Santos.
Asterisco
Um asterisco indica a falta de uma expressão. Suponha que você tenha esquecido uma das palavras que compõem um ditado popular.
Busque, entre aspas, "em casa de * o espeto é de pau". Nos resultados, você encontrará referências à frase com o termo ausente (ferreiro).
Tipo de arquivo
O Google é capaz de encontrar conteúdo dentro de documentos hospedados na rede em formatos como Word (DOC) e Excel (XLS). Basta usar o operador filetype, seguido de dois pontos e da extensão do arquivo, sem espaços.
Para encontrar, em PDF, o texto de "Dom Casmurro", de Machado de Assis, faça uma busca por machado de assis dom casmurro filetype:pdf.
Site específico
Dá para fazer uma busca com resultados que se restrinjam a apenas um site.
Para encontrar referências a Pablo Picasso no UOL, por exemplo, procure por pablo picasso site:www.uol.com.br.
 Pesquisa avançada
Clicando no link Pesquisa avançada na página inicial do Google, você tem acesso a uma série de opções, como restrições a resultados em apenas certos idiomas ou de sites de determinado país.
 Nova barra lateralNa semana passada, o Google anunciou uma nova barra lateral com alternativas de refinamento de busca.

Para ter acesso a ela, por enquanto, é preciso usar a versão em inglês do buscador. Acesse http://www.google.com.br/ e clique em Google.com in English.
Depois de fazer uma busca, clique em Show options. Na lateral esquerda, você verá a lista completa de opções.
É possível restringir a pesquisa a vídeos (Videos), fóruns de discussões (Forums) e resenhas (Reviews) --esse último é útil para encontrar críticas de filmes, livros, discos, etc.
Há opções para restringir a busca a resultados recentes, das últimas 24 horas, da última semana e do último ano.
Clicando em Images from the page, figuras que estão nas páginas encontradas aparecerão ao lado dos resultados.
Se você escolher a opção More text, será expandida a área de resultados que reproduz trechos de texto da página que contenham os termos pesquisados.
Em Related searches, você vê uma lista de buscas relacionadas à sua pesquisa. Termos relacionados a São Paulo, por exemplo, incluem Rio de Janeiro e Salvador.
Já o recurso Wonder wheel mostra buscas relacionadas de maneira gráfica --na forma de uma roda. Basta clicar nas expressões que aparecem nas extremidades para ver, na mesma página, os resultados.
Em Timeline, você vê os resultados de busca divididos em uma linha do tempo."

********************
Fonte: Folha de São Paulo

3 comentários:

TereréBrasil disse...

Olá,
Parabéns pelo seu artigo.
Um abraço!

TereréBrasil disse...

Olá,
Parabéns pelo seu artigo.
Um abraço!

TereréBrasil disse...

Olá,
Parabéns pelo seu comentário.
Um abraço!

Livros - sugestão de leitura:

JC

$

Como Ganhar Dinheiro na Internet

Buscape - pesquise ofertas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Postagens anteriores em destaque

Oportunidades - Vagas:

BlogBlogs.Com.Br